Comunicado à população

SAAE e Prefeitura Municipal de Paraisópolis 19/05/2014

A situação atual das captações de água de Paraisópolis é alarmante. Atualmente Paraisópolis possui 16.071 habitantes na zona urbana e 7.574 ligações de água existentes no SAAE, para isso, a Estação de Tratamento de Água deve produzir no mínimo 55 l/s de água tratada para que o município não fique sem abastecimento, porém, a captação está com um déficit de 10 l/s, ou seja, estamos captando apenas 45 l/s de água devido à estiagem.

A Represa do Brejo Grande está sendo reservada para ser utilizada a partir de Julho. Devido à falta de chuvas, a paisagem na represa já mudou. As pedras da barragem já são visíveis, bancos de areia apareceram em alguns pontos da represa e galhos de árvores, que antes ficavam de baixo d'água, hoje podem ser vistos em vários pontos. O monitoramento da água é feito durante todo o ano, mas as nascentes que abastecem a represa, a evaporação da água e a falta de chuva são fatores que fazem com que o nível de água diminua.

O racionamento de água está sendo feito durante a madrugada, das 23h às 5:30h. No entanto, não descartamos o risco de racionamento durante o dia, caso a estiagem se prolongue.

De acordo com o Regulamento do Serviço Autônomo de Água, Capítulo XVII, Art. 87 - Serão punidas com multas:

Portanto, o SAAE aplicará multas a quem estiver desperdiçando água.

Informamos que o SAAE está à disposição da população e conta com o apoio de todos. Qualquer caso de vazamento de água, problemas na rede de esgoto, falta de água, devem ser comunicado ao SAAE, em horário comercial, pelo telefone 3651-3270, que é o número que atende de segunda à sexta, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Fora desses horários o telefone do nosso plantão é o 3651-1929 que atende de segunda à sexta, após as 17h, sábado, domingos e feriados, disponível 24 horas.
O atendimento presencial é feito na Praça São Benedito, número 100, no Centro. Nosso horário de atendimento: de segunda à sexta, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

Seja um cidadão consciente, não desperdice água!

Fonte: Prefeitura Municipal de Paraisópolis e Serviço Autônomo de Água e Esgoto.